TUDO SOBRE O POLÊMICO HANNOVER BR 9000
INCLUÍ TAMBÉM OS CONTRAS, TIRA DUVIDAS E COMO FAZER AS CONFIGURAÇÕES DO RÁDIO VIA PC.
INCLUÍ TAMBÉM OS CONTRAS, TIRA DUVIDAS E COMO FAZER AS CONFIGURAÇÕES DO RÁDIO VIA PC.
POWER/VOLUME SQUELCH
Bom, esse é o Botão que inicia o equipamento. Dispensa maiores detalhes…
E-TONE
A funcionalidade é para ajuste de tempo e intensidade do eco – nível e reverberação.
RF GAIN / RF POWER
Dedicado a ajustes de intensidade de recepção, e de potência de saida de RF.
SELETOR DE BANDA
Nos modelos mais antigos, todas as bandas estão habilitadas. Nas versões atuais, apenas as bandas D e E estão habilitadas (para atender as exigências da ANATEL para sua homologação – 80 canais)
MODOS DE OPERAÇÃO
Bom, vale a mesma regra acima… nos modelos antigos, todos os modos estão disponíveis. Nas versões atuais, apenas os modos AM, LSB e USB estão funcionais.
CLARIFICAR
Ele reúne as seguintes funções: ajuste de TX (com o PTT pressionado), ajuste de RX, e pressionando-o, você seleciona os degraus de ajuste de frequência (10Hz, 100Hz, 1KHz e 10KHz. Mais a frente, vou explicar essas funcionalidades – e é onde a maioria se perde ao usar o radio.
SELETOR DE FREQUENCIAS CANALIZADAS
Se o equipamento estiver original, ele atende a gama de 40 frequências canalizadas. Mas após programação (via cabo) ele pode ir até os 60 canais.
BOTÕES E SUA FUNCIONALIDADES
FUNC
Ele agrega o acesso as funções secundárias dos demais botões e ao acesso ao Sub-Menu – associado aos botões CLARIFIER e SELETOR DE CANAIS
R.B. / BP
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS R.B: Liga e desliga o Roger Beep do Radio
PRESSIONANDO FUNC+R.B: Beep funcional dos demais botões (muito irritante!)
NB/ANL – LOCK
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS NB/ANL: ativa e desativa as funções de filtro e redutor de ruído
PRESSIONANDO FUNC+NB/ANL: trava todos os botões do rádio, exceto os botões VOL/SQ, E-TONE, RF GAIN/RF PWR, SELETOR DE BANDAS, MODOS DE OPERAÇÃO e o botão EMG.
DW – LCD OFF
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO DW: voce entra no modo Dual Watch (Escuta duas frequências distintas, intercalando-as)
COMO FUNCIONA O MODO DW?
Da seguinte forma: suponhamos que você está no canal 18 – apenas ouvindo – e queira ouvir também o canal 36… Faça o seguinte procedimento:
Selecione o canal 18;
aperte a tecla DW – irá ficar piscando no display do rádio a opção DW;
selecione o canal 36, e aperte novamente o botão DW.
Após esse procedimento, feche um pouco o Squelch do radio – apenas o suficiente para que possa ouvir os sinais das estações que estão operando.
Enquanto houver atividade de comunicação em um dos canais, ele ficará fixo; mas se não houver atividade, ele ficará monitorando os dois canais, até que exista atividade de comunicação de alguma estação.
Ao pressionar o PTT, o modo DW será desativado, e a frequência que estiver no display será mantida.
PRESSIONANDO FUNC+DW: Desliga o display do rádio.
SCAN / SCAN LIST
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS SCAN: Com o botão Squelch ajustado apenas para as estações que conseguem ultrapassar o silenciador, ele fará a varredura de canais, até parar na recepção mais forte. Caso essa recepção cesse, ele, continuará o processo de varredura, até que a tecla SCAN seja pressionada ou o PTT pressionado.
PRESSIONANDO FUNC+SCAN: Será ativava a função SCAN LIST, onde o usuário determina quais são os canais que devem ser escaneados durante a varredura
EXEMPLO:
Se você deseja apenas escanear os canais 5, 10, 18, 24, 28, 34, 38, pressione a combinação FUNC+ SCAN nos canais que NÃO DESEJA QUE PARTICIPEM DA VARREDURA.
Quando um canal que foi selecionado para não participar da varredura de escaneamento, irá aparecer um ponto logo após o primeiro dígito do frequencímetro.
Para voltar as condições normais, basta repetir a operação sobre o canal selecionado no SCAN LIST, pressionando FUNC+SCAN
+10Hz / HI-CUT
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS + kHz: Isso fará com que suba um degrau (canal) acima do sintonizado. Essa função tem mais efeito para acesso aos canais Telecomando do Rádio (leia em tabela de Frequências, onde se localiza exatamente os canais Telecomando, e suas finalidades)
PRESSIONANDO FUNC+10KHz; Ativa a função HI-CUT, que nada mais é que um controle pré-ajustado de tonalidade da recepção, cortando os agudos.
SWR / TOT
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS SWR: Irá mostrar no gráfico Bargraph, o nível de R.O.E emanado do equipamento. Quanto menor a estala, menor vai ser o seu R.O.E.(sou mais crédulo com o que manda no nivel de R.O.E. apresentado em números que o rádio disponibiliza, que mais pra frente eu explico)
PRESSIONANDO FUNC+SWR: Ativa e desativa a função T.O.T. (Time Out Transmission) – essa função, vinda dos equipamentos de VHF em geral, serve para temporizar o tempo de transmissão que o usuário, previamente ajusta o tempo limite (mais adiante dou mais explicações a respeito). Excelente para os amigos que gostam de bater um papo, mas um papo meeeeeesmo, e são sabem controlar os seus limites (e nem os limites do rádio, rsrsrs)
EMG / S/RF
Agrega duas funções:
PRESSIONANDO APENAS EMG: Acessa automaticamente o Canal 9 (Há anos em desuso)
PRESSIONANDO FUNC+EMG: Ativa e Desativa a escala Bargraph de TX/RX/SWR ( o popular Essímetro, ou S-Meter)
Bom agora vem a segunda etapa de destrinchamento do rádio… O Sub-Menu de funções!
Aperte e segure por 3 Segundos o botão FUNC. Seja rápido nas seleções, pois o Sub-Menu fica ativo por 6 segundos e logo após, volta a funcionalidade normal. Daí, terá de repetir o processo novamente.
Cada vez que você pressionar o botão FUNC, irá mudar a opção de menu. Abaixo segue os detalhes e explicações de cada função (algumas funções provavelmente não estarão disponíveis nesse post, já que me baseei na versão 1 do rádio):
STP – (step) – Degrau de frequência selecionável pelo botão CLARIFIER
Nessa opção, o usuário pode escolher em qual intervalo de frequência o rádio pode ser ajustado, tanto em TX como em RX, pelo botão CLARIFIER.
As opções são 10Hz (10), 100Hz(100), 1KHz(1k), 10 KHz(10k) – Selecionáveis através do seletor de canais
DICA: Se necessita de um ajuste mais confiável em modo SSB, principalmente em recepção – caso a estação com a qual está mantendo QSO esteja alguns Ciclos acima ou abaixo da frequência, sugiro a opção 100Hz. É batata!
CLA – (Clarifier) – Opção da função do botão CLARIFIER
Nessa opção, o operador escolhe qual o melhor ajuste para o clarificador (ou queixo, ou Voicelock®*) – selecionável através do seletor de canais
“Fin” (Fine) – Para ajuste fino da frequência de Recepção, apenas.
“r t” (RIT) – Para ajuste de frequência tanto em Transmissão quanto em Recepção – popularmente conhecido como “queixo unificado” – na minha opinião, pouco eficaz;
” t “ (TX) – Para ajuste da respectiva frequência de transmissão
DICA: Selecione a opção “F i n”, pois você apenas irá usa-la para o ajuste de frequencia de recepção. É mais fácil, e você não se perde!
(*) VOICELOCK – recurso registrado pela Cobra Eletronics Co. – Todos os Direitos Reservados
P U S (push) – opção de ajuste de clarificador
Numa concepção geral, é uma função que seria, na prática, o mesmo que ocorre na função de Clarificador. Deixe ela na opção STP (step), pois irá operar corretamente o equipamento. Nas outras opções, confundem muito o usuário.
ASQ – (Auto Squech) – Opção de Silenciador Automático.
Funciona muito bem, em casos de contatos locais, seja em AM ou FM. No modo SSB, o ASQ não atua.
DICA: Você pode aciona-lo pelo próprio PTT do rádio. Caso esteja usando outro modelo de PTT, terá de ativar/desativar através dessa opção de Menu.
“T o T ” – (Time Out Transmission Setup) – Opção de Ajuste do Temporizador de Transmissão
Nessa opção, você ajusta o tempo pré-determinado do TX do rádio – o mínimo, são 30 segundos, o máximo, 600 segundos (vai dar uns 10 minutos)
DICA: se for ativar a função TOT, deixe ajustado em 300 segundos (5 Minutos)… A não ser que você vá recitar um poema de Camões em cada câmbio, rsrsrs…..
” S C “ (Scanner Mode) – Opção de modo de escaneamento
Nessa opção você escolhe o tipo de escaneamento (varredura) desejada – selecionável pelo seletor de canais
As duas farão a mesma varredura, mas a diferença é a seguinte:
SQ – A varredura pára, se aparecer um sinal forte, e caso cesse, apés 5 segundos ele retoma ao escaneamento.
T i – Nesse caso, ele pára no sinal forte, mas depois de 5 segundos ele retoma o escamento mesmo que o sinal não cesse.
DICA: Deixe essa opção em ” T i “
” T S r” – Sistema Automático de Proteção de Estacionária Alta
Essa opção é muito bacana… Ao ativa-la, caso tenha problemas de R.O.E., o equipamento simplesmente não transmite, emite um bip alto – e irritante, propositalmente – e no display do rádio aparece a inscrição ” S Hi ” (SWR HIGHT).
Quando isso acontece… é melhor verificar seus sistema irradiante ( conector – cabo – antena)
DICA: Aliás, isso é dever!!! MANTENHA LIGADO!!!
” t D C “ – Sistema Automático de Proteção de Voltagem
Nessa opção, caso sua fonte esteja com voltagem acima – ou abaixo – do padrão recomendado, o rádio pára de transmitir, e em alguns casos, emite o mesmo bip irritante da proteção de ROE, e no display do rádio, aparece a inscrição “DC HI” (voltagem acima dos 13,8 ou “DC Lo”(voltagem abaixo dos 13,8V)
DICA: Mantenha essa opção ligada (ON)
” t L d” – (task LCD Display) Opção de Amostragem de Função pelo display LCD
Nessa opção, o operador escolhe qual função deve aparecer no display, no momento que aperta o PTT do rádio – selecionável através do seletor de canais.
Seguem as opções disponíveis:
TF – Ao pressionar o PTT, informa a frequência de transmissão (TX)
NOTA: Com o PTT pressionado, você pode ajustar a frequência de TX
S r – Ao pressionar o PTT, irá informar o valor do R.O.E. da sua estação;
b A t – Ao pressionar o PTT irá informar a voltagem nominal de entrada do rádio;
T o t – Ao pressionar o PTT, irá informar os segundos regressivos do temporizador de transmissão (toda a vez que você pressionar o PTT, a contagem reinicia)
“ R b f “ – Seleção de frequência do Roger-Beep – ajustável pelo seletor de canais
Lembram-se quando precisávamos levar nosso radio para um técnico, a fim de “afinar” ou “engrossar” o tom do Bipe do Radio? Através dessa opção, selecionamos o tom do bipe, ao nosso modo, e ao nosso gosto. Desde os tons clássicos dos Voyager, até os estridentes da Ranger.
” R b t “ – Seleção do tempo de duração do Roger Beep – ajustável pelo seletor de Canais
Esse ajuste determina o tempo de duração do Bipe, ao fim de um Câmbio.
DICA: Se você é discreto, sugiro do de 150 milissegundos. Se é mais tradicional, use 250 – é o padrão para efeito de reconhecimento ao fim de um QSO. Não recomendo acima desses valores, pois demonstraria total falta de ética e respeito ficar com um bipe de 3,5 segundos – a não ser que sejas um pitimbador de carteirinha.
” C F r “ – Ajuste de frequência de tons CW
Ninguém usa, pois o modo CW é muito pouco aproveitado nesse rádio. Fica a escolha dos praticantes de telegrafia.
” T o n “ – Ajuste de tonalidade do CW
Vale a dica do ” C F R”
” T E s” (Talkback Echo System) – Opção de Retorno com Eco
Nessa opção, você ativa/desativa o retorno de áudio com efeito de eco – caso o eco esteja desligado, na chave de ajuste, o retorno também estará desligado.
“T n S (Talkback Normal System) – Opção de Retorno Normal”
Nessa opção, você ativa/desativa o retorno normal – nesse caso ideal para ajustes de controle de áudio/verificação de modulação.
DICA: Use fones de ouvido, para evitar a regeneração de áudio (microfonia).
FIM.
COMEÇA AQUI COMO FAZER AS CONFIGURAÇÕES VIA COMPUTADOR.
Antes de começar eu quero deixar claro o objetivo do meu post.
É só para efeito de orientar os proprietários dos Transceptores
Hannover BR-9000, a efetuarem as configurações via pc para
ser utilizado conforme as normas de especificações da ANATEL,
para o uso correto, dentro da faixa do Cidadão (11 metros).
Qualquer alteração que resulte em utilizar o equipamento em
desacordo com as normas, é rede responsabilidade do usuário,
ficando a cargo deste, responsabilidade às sanções previstas
em Lei. Espero que Tenham consciência disso, Obrigado.
Este passo-a-passo, é para aqueles que possuem o cabo de
programação, software e arquivo de dados, mas até agora não
conseguiram seguir adiante com a tal programação.
( Hannover BR-9000 e seus similares )
Posso configurar este modelo para ser usado na faixa de 12
metros(24MHz)?
Não, o Limite de frequência dele é de 25.605 a 30.105Mhz – caso
efetue a programação para o alcance destes valores.
É possível fazer ajustes de potencia, modulação, recepção,
através do cabo de programação?
Com o cabo de programação, é possível efetuar configurações
de frequência, habilitação de canais – até o digito 60, ou seja, 60
canais de frequência em cada banda – opção de off-set em
repetidoras de 10 metros, ajuste de tempo de retardo do
Squelch – eu disse Schelch, não “squelsh” – bloquear bandas,
bloquear modos de operação, ajustes de proteção de voltagem e
Estacionária, nomear uma identificação do proprietário,
habilitar/desabilitar Eco, Roger Beep, Filtros ANL/NB, Hi-Cut.
Para os ajustes mencionados – Potencia, Modulação, Recepção
– só podem ser efetuados por pessoal qualificado e especialista;
não obstante, recomendaria apenas as correções de recepção,
modulação – neste ultimo, um bom microfone PTT resolve o
problema de áudio afônico. A questão de potência gera muita
polêmica, pois, na minha opinião, um bom amplificador linear
resolveria o problema. Acho um desperdício forçar equipamento
para trabalhar acima de suas características, através de
modificações, mas é uma opinião de cada um;
O Hannover foi homologado esse ano. Mas como é possivel, se
ele tem mais de 80 canais, e pode ser usado fora da faixa de 11
metros?
– É uma questão que a representante da marca teria como
resolver. Aliás, os modelos recentes já contam com a
configuração de especificação recomendada ( 80 canais,
divididos em duas bandas – D e E – e modo FM desabilitado);
Caso o modelo que você possua está com o range de frequência
em desacordo com a norma, com o Cabo de Programação você
pode adequá-lo as normas pertinentes a Agência, sem estar fora
da Lei – o grande problema é que muita gente não toca nesse
assunto, pois tem rabo preso, pode atrapalhar os negócios…vai
saber.
Eu vi em outro post, que essa estória de efetuar a programação
do Hannover, pode afetar o “Eeprom”, e posso perder o rádio. É
verdade?
Se não pudesse ser feito, então o rádio não poderia – e nem
deveria – ser vendido em outras versões fora do Brasil, onde o
uso de 12 e 10 metros possui algumas peculiaridades. Pura
especulação de curiosos, que não detém conhecimento do
equipamento. A unidade de programação EEprom do
equipamento permite as devidas modificações – para atender
aos países em que as outras frequencias são liberadas (daí a
grande sacada de universalização, acabou o “chucrute”) em
nada comprometendo o bom uso do radio. O único cuidado é,
que durante o procedimento de programação, não se deve
desconectar o cabo do rádio, tampouco, do PC – aí sim, corre-se
o risco de travar a unidade; recomendo fazer o procedimento,
com o radio ligado a uma bateria, e no caso do PC, o mesmo
ligado a um no-break ou simplesmente, rodar o programa em um
notebook – com carga na bateria, lógico!
Fiquei sabendo que o Hannover não é um bom radio para ser
instalado em automóveis e/ou caminhões, devido a sua
fragilidade. Isso é verídico?
– De forma alguma. Ele é um excelente rádio, e pode ser
utilizado tanto como base fixa, quanto móvel, sem maiores
problemas.A não ser que você tenha dado o azar de adquirir um
com defeito de fábrica, ou de algum palitador… Na dúvida,
consulte sempre um bom técnico instalador para o serviço, e
adquira equipamentos de lojas e e/ou pessoas idôneas.
Lá fora, o modelo similar ao Hannover é vendido com o cabo e
com o CD. Por que aqui não acontece isso?
– Culpa nossa. Alguns acabam utilizando o recurso para outros
fins – um exemplo? Veja quantos operados de 11 metros
invadem a faixa de 10 metros, nos modos digitais e telegrafia, e
lá usam de forma negligente como fonia (alguém diverge
disso?)… por outro lado, é uma segurança que o fabricante aqui
tem, de garantir que seu produto não sofrerá alguma avaria, por
conta do despreparo do usuário final. Mas também tem a
questão da arbitrariedade, nem todos seguem a linha de
pensamento do tipo ” o radio é meu, eu falo onde quiser” e sim
“tenho um radio, e sei usar de forma racional”. Vai da educação
e bom senso de cada um.
Eu comprei um cabo, só que a versão do meu Hannover é
superior a que tenho no Software. Como resolver isso?
– Todos os cabos são iguais, o que muda é a versão do Firmware
do equipamento. Por exemplo, até onde sei, a versão
comercializada aqui no Brasil ainda é a versão 1, porém, é bem
possível que ja tenha as versões 2 e 3, que também são
compatíveis. Da versão 4 e 5, já trabalham com outros
softwares, com mais recursos ( Ganho do Mic, por exemplo).
Porém, se seu radio for a versão 5, e voce tem o software com a
versão 2, não vai funcionar. Mas o cabo continuará a ser o
mesmo.
É possível fazer uma atualização do Firmware, para a ultima
versão?
– Não, pois a Eeprom é diferente. as ultimas atualizações
trouxeram aprimoramentos, não compatíveis com a hardware
anterior.
Tenho um Aquário RP-80, que é igual ao Hannover BR-9000. É
possível efetuar essas mudanças nele também?
– Sim, é possível. Porém, ele tem um “meandro” a mais. Ele já
vem com o range de frequência ideal para uso na faixa de 11
metros. Mas, como não consta na lista de homologação da
ANATEL – Equipamentos Homologados/Certificados – prefiro
não mencionar nada a respeito dele. Vamos aguardar.
NOTA: O Aquário RP-80 foi homologado pela ANATEL em
14/11/2012; logo, já consta na listagem de equipamentos
autorizados. Vantagem para nós!
Bom, esclarecidas as dúvidas, vamos pôr as mãos a obra ?!?
INSTALAÇÃO DO SOFTWARE / HARDWARE
Antes de mais nada, instale o software do programa –
normalmente, ele vem como “AT-5555_vXX” (XX é a versão do
programa)






Depois de instalar, conecte o cabo USB. Normalmente, o
Windows instala automaticamente. Caso peça o Driver, Localize
no CD: Drivers > WinXP ou WinVista;
Windows instala automaticamente. Caso peça o Driver, Localize
no CD: Drivers > WinXP ou WinVista;

Efetuada a instalação comemore…mas não muito, ainda faltam
outros procedimentos…
A próxima etapa, é verificar, no Gerenciador de Dispositivos,
qual porta COM foi atribuída ao Cabo de Dados:

Agora, abra o programa. Vá na opção SETUP >
COMMUNICATION PORT. Irá abrir uma outra tela, onde lhe
dispõe as portas disponíveis para seleção. Evidentemente, você
deve escolher a porta atribuída pelo Windows.
depois desse procedimento, feche o programa.
CONEXÃO DO CABO NO RADIO
no passo seguinte, efetuaremos a conexão do cabo no
transceptor. Isso se procede na parte interna do rádio, onde se
encontra o slot para a conexão do cabo.
Para acessa-la, é necessário desparafusar a tampa inferior do
rádio – onde se localiza o Auto-Falante. Solte os cinco parafusos,
conforme as figuras abaixo.

O slot se localiza precisamente onde marca a seta:

Conecte corretamente o cabo, seguindo a orientação do
conector.

Pois bem, após o procedimento, abra o programa, e logo depois,
ligue o rádio.
EFETUANDO A PROGRAMAÇÃO
No programa, localize o arquivo .dat correspondente a
configuração a ser carregada – para o procedimento de
padronização, em alguns casos – e tipos de arquivos – ele é
mencionado como “BRZ STD”:
Após carregar o arquivo, clique no ícone “Send to Radio”. Ele irá
perguntar se deseja completar o procedimento. Clique em OK.
O processo iniciará no programa, e no radio, irá aparecer no
display “PC”.
Após o final do procedimento, irá aparecer no display do radio
“End”, e no programa, a seguinte mensagem:
Desligue rádio, e ligue-o novamente. As configurações
carregadas estarão concluídas.
Pronto! Equipamento configurado.
É fato que você poderá efetuar outras configurações, e criar sua
configuração personalizada, clicando em File > New…
Lembrando que, como o equipamento é homologado, toda a
configuração que seja inversa a pertinência da Legislação,
acarretará responsabilidade do usuário. Mas uma vez,
lembrando, UTILIZE COM RESPONSABILIDADE.
FONTE: PROPAGAÇÃO ABERTA
Caro Amigo,vc saberia as ligações do Microfone (ptt pinos 1,2,3 e 4), tb saberia me dizer se tem alimentação para o ptt no pino 4, e qual a voltagem ??? Att. Macedo
ResponderExcluirBom dia,tenho um hannover br9000 e o ptt está com mal contato não estou achando para compra, o ptt do radio aquário e compatível posso compra e liga direto no br9000.fico no aquarde
ResponderExcluir