Cobra 148 GTL é sem dúvida o mais famoso e preferido rádio para a Faixa do Cidadão
Em seu lançamento no Brasil, década de 80, por atender as exigências de homologação do antigo Dentel, se tornou a principal e melhor opção. A característica é a famosa Deluxe. (Originalmente Deluxe são rádios com a frente prateada e com detalhes cromados)
Potência moderada de 4W AM e 12W SSB/PEP Uma breve observação sobre a potência deste equipamento: A maioria dos leitores de potência utilizados - wattímetros - são analógicos, e seria impossível determinar os 12W com precisão utilizando dessas ferramentas, portanto, na leitura AVG, se o rádio apresenta mais que 10W no assovio, está errado. A modulação deste rádio no modo SSB não deve ultrapassar os 4,51W, que se multiplicarmos por 2,66 é igual a 12W. 40 canais originais; O leitor de estacionária manual; controle de ganho de microfone e RF; filtros de recepção NB NB/ANL; sintonia tipo Voicelock (ajuste apenas em modo recepção com nomenclatura registrada padrão Cobra) PA - Public Adress para alto falante externo . O áudio transmitido é característico pela fidelidade, por outro lado a recepção é um pouco afônica, abafada. É possível fazer modificações no circuito de entrada de RF para melhorar a sensibilidade de recepção, mas o timbre afônico não muda.
O rádio é bom, consome pouco e oferece durabilidade, mas no Brasil são homologados 80 canais, enquanto este modelo, padrão internacional, oferece apenas a metade, 40. Existe equipamento mais completo na mesma faixa de preço, realidade que a Cobra está trabalhando atualmente (2014). Para se adequar às normas brasileiras deverá oferecer mais. Poderia sugerir recursos além de ajuste de voicelook, tx/rx, e também eco, beep, contador de frequência... mas creio que este modelo "mais completo" ficará para o final de 2014.Para melhorar o áudio do Cobra 148 GTL antigo você pode adicionar um resistor de 1K em série com a perna do meio do (transistor) TR24, para fazer isso basta dessoldar a perna do meio do transistor e colocar a resistência em série com ele na placa. Alterar também o resistor R126 (original 10k) para um de 4.7K e por fim, altere o resistor R124 (10k) para um 4.7K. Neste rádio é aconselhável a substituição dos capacitores eletrolíticos a cada 10 anos. Isso melhora significativamente o funcionamento, mas "não aconselho a abertura do AMC, pois o áudio TX ficará distorcido, parecendo estar fora de frequência no modo SSB", como expliquei acima sobre a potência; não faça isso, invista em antena.OK !!!
O COBRA 148 GTL ATUAL:Áudio TX - transmissão é um pouco aquém se comparado ao tipo de microfone antigo, isso acontece devido a rigidez da membrana da cápsula de microfone. A ergonomia é confortável, o acionamento do PTT é muito macio, e o cabo do microfone é enorme, muito bom!O transistor de saída atual é equivalente ao antigo, mas não tem a mesma pegada do antigo 2SC1969. Continua com apenas 40 canais e nenhuma opção extra, mas é um belo rádio. Também não foi idealizado para o padrão atual do Brasil, e com isso, os concorrentes estão ganhando a praça.Se a obra está ciente que o antigo transistor 1969 de qualidade superior não existe, por que não utiliza os novos IRF520? É bom, é barato... encontra em qualquer lugar...
Na questão de aparência o rádio atual é mais bonito que o antigo, porém, a placa de circuito, que é à antiga, não permite melhora significativa de áudio na transmissão, mesmo alterando a cápsula do microfone-cobra , O ideal é utilizar o microfone da própria Cobra, modelo HG M 75.
OK !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário